Para você, manter a casa organizada é um verdadeiro bicho de sete cabeças e não sabe como fazer isso de maneira prática? 

Sim, esse pode ser um grande desafio! Mas alguns processos podem facilitar essa jornada e, neste post, daremos dicas decisivas para tornar sua vida muito mais leve.

Quer conferir? Então, fique por aqui com a gente e aproveite esta leitura!

Qual a importância de manter a casa organizada?

Primeiro, vamos falar sobre algo muito importante: afinal, por que é interessante mantermos tudo em ordem na nossa casa?

Antes de mais nada, porque é muito mais simples encontrar tudo o que você precisa durante suas tarefas em casa e, somente por esse fato, a sua vida ficará mais prática.

DÁ PARA EVITAR RISCOS NO PISO? SIM, VEJA COMO!

Mas existe ainda um segundo ponto: diversos estudos apontam que nossa mente fica muito mais organizada e equilibrada quando o nosso meio se encontra na mesma situação.

Em outras palavras, manter a casa organizada ajuda a nossa mente a ficar também.

No entanto, nem sempre essa tarefa é simples, por isso, coloque estas dicas no seu dia a dia e depois conte para nós se elas ajudaram você nessa tarefa!

Comece pela estrutura

Quando elementos da estrutura do seu lar não estão em melhores condições, isso dificulta manter a casa organizada e com aparência de limpeza.

Estamos nos referindo ao piso descascado, trincado ou com peças soltando, parede suja ou descascando, entre outros detalhes como esses.

Por isso, se for possível para você, pense na ideia de fazer uma reforma para que os revestimentos cerâmicos e a pintura fiquem em boas condições. 

Uma ideia legal é colocar peças de fácil manutenção, como é o caso da cerâmica. Já pensou que incrível ter em sua casa produtos como o Baita, Capuccino ou Galileu Gris?

Elas são superfáceis de limpar e vão contribuir na hora de colocar em prática a tarefa de manter a casa organizada.

Veja aqui outras opções de revestimentos cerâmicos para você escolher seu preferido.

Elimine os excessos

Com a estrutura da sua casa em ordem, chegou a hora de eliminar do seu espaço aqueles itens que estão sobrando e atrapalhando seu dia a dia.

Aqui, podemos listar decoração em excesso, utensílios de cozinha que você não usa tanto e que podem ficar guardados no armários e aqueles famosos cacarecos que precisam ir para o lixo.

VEJA AQUI DICAS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTO PEQUENO

Encare essa tarefa, pois no dia a dia você sentirá um alívio na hora de manter tudo em ordem.

Cada coisa precisa ter seu lugar

Agora que você já eliminou tudo aquilo que não precisa, chegou o momento de estabelecer o lugar de cada coisa.

Nesse sentido, atribua um local específico para cada item da casa, como chaves, carteiras, correspondências, entre outros.

Isso ajudará a evitar a desordem e facilitará encontrar as coisas quando você precisar delas.

Estabeleça uma rotina de organização

Esta dica vale ouro: crie um cronograma semanal para as principais tarefas, como limpar os banheiros, aspirar os tapetes, lavar a roupa, entre outros. 

Você não precisa fazer tudo todos os dias, mas dá para saber o dia certo de realizar tal tarefa. 

Isso ajudará a evitar acúmulo de sujeira e evitar que as coisas fiquem fora do lugar. 

Reserve diariamente 15 minutinhos para uma organização geral

Depois que você entrou nesse esquema que mencionamos acima, escolha um horário do seu dia para você passar rapidamente de cômodo em cômodo para recolher os itens que estão fora do lugar.

QUE REVESTIMENTO COMBINA COM MEU ESTILO DE DECORAÇÃO? VEJA AQUI ESSA RESPOSTA!

A bagunça ganha forma quando ela é acumulada. Portanto, se todos os dias você criar a rotina de colocar no lugar o que está bagunçado, fica muito mais fácil manter a casa organizada.

Xiiii, e a cozinha?

A cozinha parece um universo à parte na organização da casa, não é mesmo? É aquele verdadeiro trabalho que nunca acaba!

Mas fique em paz: dá para melhorar também sua rotina na hora de mantê-la sempre limpinha.

Uma dica importante é ir lavando os utensílios enquanto você estiver cozinhando, deixando para depois das refeições somente pratos, copos e talheres.

Envolva sua família na tarefa de manter a casa organizada

Uma coisa é muito importante: se só você entrar nessa rotina de priorizar a organização, pode ser que realmente não dê conta do seu objetivo.

Por isso, divida as responsabilidades de organização entre os membros da casa e ensine as crianças a guardarem seus brinquedos, mostrando o quanto é bom manter tudo no lugar. 

Dica final

Por fim, para finalizarmos a nossa leitura, vem aquela dica extra que você tanto adora: use caixas, cestas, prateleiras e outros sistemas de armazenamento para manter os itens organizados. 

Quando você investe nessas soluções, sua vida fica mais simples. Você pode ainda rotular as caixas para facilitar a identificação do conteúdo.

Lembre-se de que a organização é um processo contínuo e que pequenas ações diárias podem fazer uma grande diferença. 

Com essas dicas e um pouco de disciplina, você conseguirá manter a casa organizada.

Gostou das dicas? Então, aproveite para seguir a ViaÁpia também nas redes sociais, para conferir outros conteúdos relevantes como este.

Nos vemos no próximo post!