Todo mundo quer um lar gostoso e confortável para chamar de seu, mas, muitas vezes, o excesso de elementos decorativos pode colocar em risco o clima aconchegante que você tanto busca. Pensando nisso, falaremos neste post sobre dicas de decoração para apartamento pequeno, as quais podem ser decisivas para você conseguir esse efeito que procura.

Você aprenderá os segredos para decorar espaços compactos e se surpreenderá positivamente com o resultado dessas dicas.

Quer conferir? Então, tenha uma excelente leitura!

Siga a regra do PMO

Você não tem ideia do que significa essa sigla? Calma que vamos explicar!

Começando pela letra P, de planejamento. Um ambiente pequeno deve ser muito bem-planejado antes de ser decorado. Por isso, meça os espaços, entenda a funcionalidade de cada ambiente e aí, sim, parta para o plano de ação.

Depois disso, vem o M, de minimalismo. Sabe a regra do menos é mais? Ela vale muito quando o seu ambiente é reduzido. 

Na decoração minimalista, prezamos por ambientes funcionais e com poucos elementos, e essa é uma boa regra para você seguir na decoração para apartamento pequeno.

Por fim, a terceira letra é a O, de organização. Como seu espaço é compacto, não adianta colocar em prática a decoração mais linda do mundo e não manter seu lar sempre organizado. 

Sempre vai dar aquele ar de que você tem coisas demais para o seu espaço, comprometendo o efeito da sua decor. Ah, importante: seguindo a decoração minimalista, você terá menos coisa e ficará mais fácil manter a ordem.

Agora que você já sabe a base para a decoração para apartamento pequeno, vamos às dicas práticas!

Na parede, cores claras!

Para começarmos a nossa lista, reforçamos a importância de escolher cores claras para as paredes. Você não precisa aplicar branco em tudo, mas pode brincar com tonalidades como areia, cinza, bege, entre outras. 

No piso, a regra é a mesma

Na hora de escolher o piso para o seu apartamento, prefira aqueles mais neutros e com poucos elementos. As cores claras dão a sensação de amplitude e ajudarão a deixar o seu lar mais acolhedor.

Estas podem ser ideias interessantes para o seu espaço:

Cimento

Calacata Bianco

Bege Clássico Brilho

Dune retificado

Atenção aos móveis

Os móveis ajudam a compor a decoração e são importantes para a organização dos seus ambientes. 

Por essas e outras, é fundamental ter uma atenção especial a esse assunto, ainda mais quando o ambiente é compacto.

Quando pensamos na decoração para apartamento pequeno, a ideia é fazer seus ambientes renderem mais, mas sem sobrecarregar as áreas livres.

Você pode fazer isso com:

  • Prateleiras;
  • Nichos;
  • Armários aéreos.

Com armários bem planejados, seu espaço ficará muito mais bonito e organizado.

Espelhos

Mais um elemento que deixa sua casa mais bonita e com a sensação de amplitude é o espelho. Na sala, você pode usar uma peça grande para aumentar o espaço e melhorar a iluminação. 

Dá para colocar nos banheiros e até mesmo nos quartos. 

Acessórios

Os demais acessórios para compor a decoração do seu apartamento devem ser muito bem pensados, conforme conversamos no início deste post. 

Dá para usar almofadas, cortinas, tapetes e porta-retratos. Mas cuidado para não exagerar, deixando seu ambiente carregado demais.

Prontinho! Você tem todas as informações em mãos de decoração para apartamento pequeno e, agora, é só colocá-las em prática. 

Quer conferir mais conteúdos como esse? Então, siga a ViaÁpia também nas redes sociais!