Se você é como a gente, apaixonado por obras e por todos os detalhes que envolvem esse tema, certamente vai se interessar pelo assunto que vamos comentar por aqui. Afinal, qual é a etapa mais empolgante de uma construção? O acabamento! É nela que depositamos o nosso gosto, que combinamos estilos, que deixamos aquele espaço com a nossa cara e, principalmente, que protegemos a nossa estrutura. Então, se você quer saber a importância de um bom acabamento para sua obra, continue com a gente!

A etapa de acabamento é composta pela escolha dos pisos e revestimentos, pela pintura, aplicação de texturas, escolha dos metais e louças, dentre outros detalhes. No português claro, é a cereja do bolo da sua obra. Essa também é uma parte da construção que envolve cerca de 50% do valor do investimento, por isso, deve estar prevista carinhosamente no orçamento. É preciso fazer excelentes escolhas para evitar desperdício e para utilizar material de qualidade, que ofereça maior durabilidade.

O primeiro ponto importante sobre o peso do acabamento para sua obra é a praticidade que um bom acabamento proporciona. Quando uma área externa, por exemplo, não tem revestimento, é muito comum entrar bem mais sujeira em sua casa, dificultando muito a manutenção da limpeza no dia a dia. Além disso, quando é aplicado o revestimento, porém, com imperfeições, é comum acumular sujeira entre os vão, tornando bem mais difícil o processo de limpeza. Portanto, o ideal é que tenha revestimento em todo o piso da sua casa ou estabelecimento comercial, que o mesmo seja um produto de qualidade e muito bem aplicado.

O segundo tópico que vamos comentar por aqui é a segurança que um bom acabamento proporciona. Sim! Pense no seguinte cenário: o seu quintal não tem revestimento ou, se tem, é um material sem antiderrapante, propício para escorregões. Essa condição faz com que os moradores e visitantes estejam mais suscetíveis a acidentes domésticos, que é tão recorrente em diversos lugares. Aqui, o importante é aplicar o acabamento ideal, como pisos específicos para áreas externas e com antiderrapante em caso de contato com água.

Outro ponto importante e que merece destaque é a durabilidade. Quando seu piso e paredes não estão protegidos por um bom acabamento, eles se deterioram facilmente, fazendo com que você tenha que antecipar a manutenção da sua obra. Os revestimentos de piso e parede cumprem brilhantemente com esse papel, protegendo sua construção das ações do tempo e do desgaste natural.

Nosso quarto tópico é sobre a estética, a aparência da sua obra. Esse último assunto rende linhas e linhas de um bom bate-papo, mas tentaremos ser breves. Veja só: é no acabamento que você consegue inserir seu gosto pessoal, que coloca seu sentimento e realizações na obra e que deixa a construção do jeito que esperava. Um quarto com cimento representa apenas um cômodo, mas um quarto com revestimento, com paredes bem feitas e com uma iluminação incrível vira o cenário para grandes momentos.  Durante a etapa de acabamento da sua obra, você vive aquele frio na barriga de escolher o piso para a cozinha, o revestimento para o quarto do bebê e o estilo da sua área gourmet. 

Por fim, o que queremos falar é: vale a pena investir tempo e dinheiro na etapa de acabamento. Você consegue direcionar para sua obra todos os benefícios que listamos e ficar com aquela sensação maravilhosa de fim de obra.

O que você mais gosta na etapa de acabamentos?

Compartilhe conosco, nos comentários.