Com quais critérios você escolhe o revestimento ideal para a sua casa ou estabelecimento comercial? O assunto que viemos conversar com você ao longo deste post mostra que você deve avaliar muito mais do que beleza e gosto pessoal para fazer a escolha certa. É preciso avaliar qual é o PEI ideal para o ambiente, e se você não sabe o que é o PEI do revestimento cerâmico, fique tranquilo. Nas linhas a seguir vamos explicar o que é isso e ensiná-lo a ser certeiro na sua compra. 

Confira esta leitura que preparamos para você!

PEI vem de Porcelain Enamel Institute, e a sigla mostra a classificação de quanto o acabamento da superfície do revestimento cerâmico resiste à abrasão superficial. A escala de PEI vai de zero a cinco, e quanto maior o número, maior a resistência do produto ao tráfego de pessoas e objetos. 

Ou seja, um revestimento com PEI 0 é indicado para a parede, e um revestimento com PEI 5 é recomendado para um local com bastante exposição à abrasão, como uma área externa ou um estabelecimento comercial com altíssima circulação de pessoas. É importante ressaltar que o PEI, além de não ditar a qualidade do piso, também não indica a facilidade de riscos. Aí que entra a diferença entre resistência a riscos e resistência a abrasão e desgaste do esmalte. 

E o que estraga o esmalte da superfície do seu piso? 

Junto com a circulação de pessoas, vem o atrito do esmalte com a areia, sujeira, entre outros agentes abrasivos. Por isso, existe esta recomendação: 

PEI-0: Ideal para paredes. Como não há trânsito de pessoas, não é preciso uma superfície preparada para proteger o esmalte da peça. 

PEI-1: Ideal para banheiros residenciais. Afinal, nesses ambientes as pessoas não ficam circulando o tempo todo, causando atrito no esmalte. 

PEI-2: Ideal para ambientes residenciais que não tenham proximidade com áreas externas, como quartos ou uma sala de televisão.

PEI-3: Ideal para todos os ambientes residenciais que tenham, ou não, proximidade com áreas externas e que tenham tráfego médio de pessoas.

PEI-4: Ideal para ambientes comerciais de baixa circulação e para todos os ambientes residenciais e com alto tráfego de pessoas.

PEI-5: Ideal para áreas externas de ambientes residenciais e para áreas comerciais de grande circulação.

Agora que você entendeu como funciona o PEI do revestimento cerâmico, é só olhar na especificação do piso antes de fazer a compra. Analise muito bem o ambiente e, em caso de dúvidas, converse com o vendedor do estabelecimento comercial.