A fase de acabamentos de uma obra é uma das etapas mais decisivas de um projeto, afinal são eles que vão dar a identidade para o cômodo e deixar o ambiente do jeito que você sempre sonhou. 

Atualmente existem no mercado, uma diversidade de tipos, cores e texturas de revestimentos para a parede, o que deixa o que pode nos deixar ainda mais em dúvida na hora de escolher o que mais nos agrada, por isso hoje vamos dar algumas dicas para você chegar mais rápido na sua decisão e conquistar o ambiente dos seus sonhos!

 

Estilo de decoração

O primeiro passo para escolher um revestimento para a parede, é ter definido o estilo ou referência de decoração, pois para cada ambiente existe um tipo de cerâmica ideal e até mesmo acabamentos específicos para sua necessidade. 

Local de aplicação

Outro detalhe a ser levado em consideração ao escolher o revestimento, é o local onde ele será aplicado. A escolha do produto certo para o ambiente certo podem contribuir para a durabilidade e manutenção do produto. 

                        

Funcionalidade e baixo custo com revestimentos cerâmicos

Entre os diversos tipos de materiais disponíveis no mercado, os revestimentos cerâmicos têm um baixo custo se comparado a outros materiais como porcelanato, granito, mármore, etc. Além da fácil instalação, manutenção e variedade de cores e estampas. Assim é possível ter o bom resultado final, sem pesar o orçamento. 

                               

 

O melhor revestimento para cada tipo de ambiente

 

Cozinha

Na hora de escolher o revestimento da parede da cozinha é importante levar em consideração o estilo de decoração da casa, por exemplo: se for clássica, o ideal são revestimentos em tons mais claros, se for rústica, peças que reproduzem madeira ou  cimento. Se a decoração da casa segue um padrão mais minimalista, peças na cor branca e que reproduzem o mármore, são uma ótima opção. 

Vale lembrar, que a cozinha é um ambiente úmido e gorduroso, por isso além da estética, é importante escolher revestimentos que tragam segurança, facilitem a limpeza e evitem acidentes.

 

Banheiro

O banheiro pode ser um lugar charmoso e com a personalidade da casa. A praticidade deve ser levada em consideração, principalmente para facilitar a limpeza do dia a dia. Produtos com texturas mais lisas tem limpabilidade maiores que produtos ásperos. 

Uma grande tendência para 2019 é o revestimento do tipo Brick, inspirado na arquitetura dos metrôs de Londres e Nova York. Esse tipo de revestimento traz modernidade e harmoniza muito bem com louças e metais clássicos. Não tenha medo de ousar nas cores e mix de texturas para deixar o ambiente agradável.

 

Área Externa

Diferente dos demais cômodos, os revestimentos da área externa devem ser resistentes ao sol, calor, chuva, frio e vento, o que exige uma maior resistência e durabilidade, sem perder o conforto e a funcionalidade do local, aqui além da estética sua função é proteger a parede ou muro contra a ação do tempo.

Revestimentos com texturas de madeiras e pedras naturais deixam o local além de bonito, convidativo e charmoso. 

 

Gostou das dicas? Confira todos as opções de  revestimentos para parede disponíveis no site da Via Ápia.