Quando chega a hora de assentar os revestimentos no chão ou na parede, muitas vezes é necessário fazer alguns cortes nas peças para dar o acabamento final, e estes são feitos por meio do uso de ferramentas próprias para essa finalidade, para alcançar um efeito semelhante com o do corte de fábrica. Pensando na importância desse assunto, trouxemos um questionamento: ‘faz diferença usar disco diamantado no piso cerâmico para fazer esse corte?’. A resposta é sim e nós explicaremos a seguir o porquê.

Para sanar essa dúvida, conversamos com o Vanderlei Generoso, engenheiro e gestor do departamento de SAC do Grupo LEF.

Segundo o especialista, toda ferramenta para corte de piso cerâmico tem a ponta diamantada, pois essa é a pedra mais dura que existe e, por isso, tem capacidade para cortar as que são menos duras, como um revestimento por exemplo.

No entanto, os profissionais da construção podem optar tanto pelo Vídea de Corte, acoplado em uma riscadeira, quanto pela makita, onde acopla-se o disco diamantado. 

Em via de regra, ambas têm o diamante na lâmina para realizar um corte perfeito, mas existem situações que faz diferença utilizar o disco diamantado no piso cerâmico.

Quando o disco diamantado é indispensável no corte da cerâmica


Sabe aquelas cerâmicas com textura no acabamento ou com estampa 3D, como a peça Origami ou a Pastilha Coco? A riscadeira não é suficiente para fazer um corte perfeito. Ela escorrega na superfície, faz cortes imprecisos e, portanto, pode levar a um grande desperdício de material.

Nesse caso, em específico, utilizar o disco diamantado no piso cerâmico faz toda diferença. 

E quando é facultativa a escolha entre o disco diamantado e a riscadeira?

Quando falamos em piso cerâmico, em todas as outras situações. No entanto, Vanderlei explica que, como a riscadeira é manual e a makita com o disco diamantado é elétrico, o profissional consegue otimizar a tarefa utilizando a segunda opção. 

É claro que uma máquina com um disco diamantado tem um custo mais elevado do que a vídea com a riscadeira. Mas, em longo prazo, esse investimento faz todo sentido, ainda mais se você é um assentador de piso profissional.

Porém, o profissional alerta: é necessário verificar se o disco diamantado tem em sua especificação a finalidade de corte de piso cerâmico e porcelanato. Pois existem outras opções de discos, e estas vão danificar o revestimento na hora de fazer o corte. 

Quais os benefícios de utilizar disco diamantado no piso cerâmico?

Para finalizarmos este post, o engenheiro listou os benefícios de utilizar o disco diamantado para o corte do piso cerâmico. 

  1. Otimiza tempo da obra, por ser uma ferramenta elétrica e por fazer cortes mais precisos
  2. Evita desperdício de material
  3. Não desgasta a makita, pois outros tipos de discos podem forçar o equipamento, gerando danos na ferramenta
  4. Acabamento mais semelhante com o que é feito em fábrica
  5. Obra com melhor efeito visual, devido ao corte bem feito

Portanto, podemos concluir que sim, faz toda a diferença usar disco diamantado no piso cerâmico. E, principalmente se você é profissional da área, vale a pena investir na compra dessa ferramenta. Ah! É importante ressaltar que 100% dos produtos da ViaÁpia saem de fábrica com o acabamento retificado cortado à diamante!

Gostou das dicas?

Então nos vemos no próximo post!