Uma das coisas que mais gera dor de cabeça em uma reforma é a famosa sujeira que ela proporciona. No quebra-quebra vai naturalmente poeira para todos os lados, e é o resultado  que faz tudo isso valer a pena. Mas uma das alternativas que muitas pessoas têm adotado é a solução de instalar piso sobre piso.

Você já ouviu falar dessa técnica? Ela não oferece um grande milagre, mas torna possível pular a etapa de retirada dos pisos, que leva tempo, dinheiro e gera muita sujeira.

Mas muita calma antes de optar por essa solução. Nem tudo são flores e vamos explicar o porquê. Diremos a seguir as situações em que a instalação de piso sobre piso pode ser recomendada e o que você deve levar em conta antes de optar por esse caminho.

Quer saber tudo sobre esse assunto? Então continue aqui com a gente!

O que você precisa saber antes de tomar essa decisão?

Para começar esta leitura é importante que você tenha em mente que, na grande maioria das vezes, escolher retirar todo piso e fazer um contrapiso de qualidade pode sim ser a melhor opção.

São detalhes que ajudam na durabilidade do revestimento, em uma instalação perfeita e um resultado mais próximo do zero defeitos.

Mas também entendemos que nem sempre isso é possível, seja na tentativa de economizar recursos, ganhar tempo no cronograma de obra e, obviamente, para evitar tanta sujeira, como já dissemos.

Por isso, antes de qualquer coisa é fundamental que um profissional de extrema confiança avalie as condições do seu piso para que juntos vocês decidam se ele está em condições ideais para a instalação de piso sobre piso

E quais são essas condições? 

Nivelamento do piso

O primeiro passo é avaliar como está o nivelamento dos pisos já instalados. Se ele estiver totalmente desalinhado, com inclinação errada para escoamento de água e com defeitos importantes, pode ser que você gaste muito para tentar corrigir essas falhas. 

E mesmo assim o risco é grande de não ter um bom nivelamento ao final. 

Deu check nos pisos nivelados? Vamos para o próximo tópico!

Ausência de pisos ocos 

Sabe quando você percebe que tem pisos ocos e que, em um piscar de olhos, esses poderão ser trincados? Se isso está acontecendo na área em que você deseja instalar novos revestimentos com a técnica de piso sobre piso, melhor voltar para o método tradicional.

Com toda certeza, a presença de pisos ocos é o suficiente para tomar sua decisão. Por isso, avalie com muita atenção para evitar problemas com sua obra.

Infiltração

Problemas com infiltração devem ser resolvidos antes da instalação de novos pisos, pois isso pode encurtar e muito a durabilidade do novo revestimento que será instalado. 

No entanto, se tiver infiltração abaixo dos pisos instalados, não tem muito o que ser feito. É preciso retirar o antigo para fazer a correção do problema.

Dicas finais

Se você conferiu os itens anteriores e está tudo bem até aqui, pode ser que realmente a instalação de piso sobre piso pode ser uma alternativa para você.

Mas aqui vale deixar mais algumas dicas:

  • Faça um orçamento das suas possibilidades para entender se a diferença realmente vale a pena.
  • Contrate uma mão de obra qualificada para realizar esse serviço. O famoso faça você mesmo, popularmente chamado de DIY, é uma grande tentação. Mas se trata de um investimento alto para tamanho risco.
  • Por fim, olhe com atenção se existem portas e degraus que precisarão ser ajustados após a instalação, e não se esqueça de colocar também esses custos na hora de fazer o orçamento.

Para finalizarmos, indicamos que você converse com os vendedores da ViaÁpia Cerâmicas antes de tomar essa decisão. 

São profissionais qualificados, que darão as dicas e recomendações necessárias para você ter um resultado à altura das suas expectativas.

E aí? Tem mais dúvidas sobre esse assunto?

Aproveite para seguir o perfil da ViaÁpia nas redes sociais, que nossos atendentes estarão à sua disposição.