Os pisos e revestimentos cerâmicos são bastante utilizados em projetos residenciais, por possuir uma manutenção fácil e, principalmente, por ter um valor mais acessível. Eles costumam ser aplicados nos principais cômodos da casa, como cozinhas, banheiros e quartos.

Grande parte dos pisos e revestimentos cerâmicos apresentam facilidades para limpar, dispensando o uso de produtos químicos fortes e limpeza pesada frequente. Apesar da manutenção fácil, alguns cuidados são necessários para garantir a boa aparência e durabilidade dos pisos e revestimentos.

Dicas para conservar os pisos e revestimentos da sua casa

  • Panos úmidos, detergente e água são suficientes para remover a sujeira dos seus pisos e revestimentos;
  • Após a lavagem, tenha o cuidado de secar completamente as superfície;
  • Utilize tapetes ou capachos nas entradas de ambientes com acesso à áreas externas, isso evitará a entrada de areia, grande causadora de riscos, para dentro dos ambientes;
  • Evite a queda de objetos pesados e pontiagudos, que podem danificar as estruturas;
  • Escolha os materiais corretos no momento da limpeza: panos, vassoura e rodos são mais indicados para a limpeza dos pisos e revestimentos;
  • Caso seja preciso remover os restos de cimento, restantes da aplicação, utilize limpadores pós obra, específicos para pisos e revestimentos cerâmicos, que existem no mercado, conforme indicação de uso do fabricante.

Os cuidados podem variar de acordo com o ambiente em questão e o material dos seus pisos e revestimentos. Confira todos as opções de pisos e revestimentos disponíveis no site da Via Ápia. Cada um foi inspirado em diferentes elementos para que haja um grande leque de opções, assim você pode escolher aquele que mais combina com o seu ambiente e o seu gosto. É possível compor locais incríveis com os pisos e revestimentos corretos. Sempre busque a ajuda de um profissional como o arquiteto ou designer de interiores para isso.